Temer pode ser responsabilizado por ilícitos cometidos na Caixa – Debate Progressista

Temer pode ser responsabilizado por ilícitos cometidos na Caixa

Em ofício enviado a Michel Temer, os procuradores responsáveis pela Operação Greenfield afirmam que ele poderá ser responsabilizado, na esfera cível, por ilícitos que eventualmente venham a ser cometidos pelos atuais vice-presidentes da Caixa Econômica Federal.




Após a divulgação do ofício, e de uma recomendação do Banco Central à secretária do Tesouro e presidente do Conselho de Administração da Caixa, Ana Paula Vescovi, para que fosse feita a substituição dos vices da Caixa, o Palácio do Planalto divulgou nota afirmando que o Temer determinou o afastamento de 4 desses executivos.

A força-tarefa da Greenfield investiga desvios em fundos de pensão de estatais e de bancos, como a Caixa. Por meio dessa investigação, a Polícia Federal e o Ministério Público também descobriram irregularidades no Fundo de Investimentos do FGTS (FI-FGTS), vinculado à Caixa, e deflagraram uma segunda operação, batizada de Sépsis.

Em dezembro, os procuradores responsáveis pelas investigações enviaram uma recomendação à Presidência da República e à Caixa, solicitando que todos os 12 vice-presidentes do banco fossem demitidos. Quatro deles estão na mira de investigações da PF.

O pedido de substituição dos vice-presidentes, segundo o MPF, foi motivado pela “existência de diversas figuras proeminentes na administração da CEF em casos investigados e/ou alvos de investigações, bem como a perene influência política sobre funções que deveriam ser essencialmente técnicas”.

Leia mais no G1.