Início Notícias Silvio Santos ofereceu propina para dramaturgo desistir de disputa de terreno

Silvio Santos ofereceu propina para dramaturgo desistir de disputa de terreno

O dramaturgo Zé Celso, do Teatro Oficina, afirmou nesta sexta (18) que recebeu e recusou uma oferta de R$ 5 milhões do apresentador Silvio Santos para que desistisse de uma disputa em torno de um terreno ao lado do teatro. Zé Celso diz que entendeu a proposta como “uma espécie de propina” e afirma que não está “à venda”.




“Ele me ligou e disse: ‘Andei pensando uma coisa. Se eu te desse R$ 5 milhões, você desistiria?’ Eu falei ‘Claro que não’! Aí ele desligou e cada um foi para um lado”, diz Zé Celso. Ele afirma que percebeu a oferta como “uma agressão”, mas que continuará negociando.

A assessoria de Silvio Santos diz que “desconhece qualquer tipo de conversa entre os dois a não ser de quinta (17) [com Eduardo Suplicy e João Doria]” e que o apresentador “não se pronuncia, não dá entrevistas e não dá depoimentos”.

A área, que pertence ao dono do SBT, é objeto de uma disputa há 37 anos. O apresentador quer construir um empreendimento no local. Zé Celso diz que a obra “encaixotaria” o edifício do Oficina, projetado por Lina Bo Bardi e tombado desde 2010. O terreno chegou a ser utilizado pelo grupo de teatro em seus espetáculos, com a autorização do empresário.




Na quinta (17), os dois se reuniram com o vereador Eduardo Suplicy (PT) e o prefeito João Doria (PSDB) para discutir a questão. Ficou decidido que seria formado um grupo de trabalho para resolver o imbróglio.

Segundo Zé Celso, o empresário não prestou atenção na apresentação, pelas arquitetas do Oficina, de um projeto que prevê a instalação de um “teatro de estádio” no local, com estruturas como tendas e contêineres.

“Ele não ouviu nada da reunião. O pessoal da equipe dele só ria, debochava da gente”, declara. Segundo Zé Celso, Silvio dizia: “Deixa de ser artista, deixa de ser sonhador.”

O dramaturgo afirma que é “muito grato” a Silvio porque “se não tivesse essa luta com o principal agente do capitalismo vídeo-financeiro, teria uma certa ideia de mundo. Agora, minha ideia de mundo chegou na real”.

Zé Celso diz ainda que Silvio chegou a sugerir que ele usasse o montante para divulgar a peça “O Rei da Vela”, obra histórica do Oficina que será remontada. Em vez disso, afirma, incluirá na peça uma referência à oferta de Silvio. 

Mônica Bergamo – Folha de São Paulo


Leia também

MP-SP abre inquérito contra Alckmin por improbidade administrativa

Ministério Público de São Paulo abriu nesta sexta-feira (20) um inquérito civil para inves…