A coluna No Catálogo tem por objetivo indicar filmes de diferentes épocas e gêneros, especialmente aqueles que possam ser encontrados facilmente online, em serviços de streaming. Para conferir edições anteriores, clique aqui.
Into Eternity: A Film for the Future, 75min, Dinamarca/Suécia/Finlândia/Itália. Direção: Michael Madsen. Roteiro: Michael Madsen e Jesper Bergmann.
Você já imaginou que tipo de civilização habitará nosso planeta daqui cem mil anos? Segundo a ciência contemporânea, aliás, esta é a nossa idade como espécie: há cerca de cem mil anos nascia o Homo sapiens sapiens.
Cem mil anos é também o tempo necessário para que lixo nuclear deixe de ser letal: o simples contato com este pode matar qualquer ser vivo dentro de poucas semanas. Na tentativa de resolver esta questão, um grupo de cientistas finlandeses constrói o que chamam de Onkalo – uma estrutura subterrânea com mais de 500 metros de profundidade que tem por objetivo isolar tal material do contato com quaisquer espécies que habitam ou venham a habitar o planeta Terra nos próximos mil séculos. Sua completude, inclusive, está prevista para depois do ano 2100.
Sobre o tempo, a História nos permite estudar o passado, mas não existe uma ciência capaz de prever o futuro – o que torna impossível até mesmo algum tipo de comunicação por meio de qualquer tipo de linguagem com qualquer ser que venha a habitar nosso planeta no futuro: nenhuma língua conhecida sobreviveu por um período tão longo e até mesmo símbolos e cores têm seus significados alterados ao longo de anos.
Como resolver esta questão? A verdade é que ninguém tem a resposta. O documentário Ao Infinito nos convida a uma reflexão sobre nossa própria existência e sobre as consequências de nossos atos futuro adentro.
Sobre a autora:
Patrícia Miguez é crítica de cinema e fotógrafa, formada em Cinema Digital pelo Centro Europeu.