‘Jestão’ Doria corta recursos para assistência a moradores de rua; população protesta – Debate Progressista

‘Jestão’ Doria corta recursos para assistência a moradores de rua; população protesta

Um grupo de manifestantes ocupou vias do Centro da cidade de São Paulo na manhã desta segunda-feira (14). O protesto de integrantes do Conselho Municipal de Assistência Social reclama de cortes no orçamento.




O grupo chegou a ocupar totalmente o Viaduto Jacareí, em frente à Câmara Municipal da cidade de São Paulo, no Centro, e, por volta das 12h35, protestava em frente à Prefeitura da capital.

A manifestação era pacífica por volta das 10h50. A Guarda Civil Metropolitana informou que cerca de 200 pessoas estavam no local.

Corte de orçamento

A Prefeitura de São Paulo irá diminuir o atendimento de assistencial social matutino à população em situação rua no Centro da cidade. No dia 25 de julho, foi publicado um decreto no Diário Oficial determinando alterações no Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), com mudanças no horário que eliminam o trabalho de acolhimento, encaminhamento para almoço, regularização de documentos e consultas médicas, realizado pelos assistentes no período da manhã. O serviço é atualmente feito das 8h às 22h.

De acordo com profissionais da área, o corte afeta as regiões da República, Sé, Bom Retiro e Santa Cecília e provocará a demissão de 400 funcionários de organizações que prestam tal serviço para a Prefeitura. A equipe do SEA de Santa Cecília, por exemplo, tem atualmente 30 funcionários. Com a reformulação, ficarão apenas dez. Os demais serão desligados.

Leia mais no G1.