IDIOTA! ‘Ninguém faz limpeza melhor do que a mulher’, diz relator da terceirização

O relator do projeto aprovado na quarta-feira (22) que regulamenta a terceirização no país, deputado federal Laércio Oliveira (SD-SE), afirmou que a maioria dos trabalhadores no país do setor de asseio e conservação é do sexo feminino porque “ninguém faz limpeza melhor do que a mulher”.

Em debate promovido nesta quinta-feira (23) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), o parlamentar lembrou que grande parte dos funcionários terceirizados trabalha na área de limpeza.




“Somente no setor básico, asseio e conservação, é unanimidade, se terceiriza em todo lugar. Somente nessa atividade tem mais de dois milhões de trabalhadores, 60% dessa mão de obra é feminina, porque faz limpeza. E ninguém faz limpeza melhor do que a mulher. À exceção de mim, que sou muito bom”, disse.

Dos trabalhadores domésticos com carteira assinada, 92% são mulheres, segundo dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) em 2016. O salário médio no setor era R$ 739 em 2015, de acordo com o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

O debate foi promovido pela entidade empresarial para tirar dúvidas de internautas sobre a proposta de 1998, que libera a terceirização para ser usada em qualquer ramo de atividade das empresas privadas e de parte do setor público.

Leia mais na Folha de São Paulo.