Geradora de imagem da Olimpíada mostra “Fora, Temer” para o mundo inteiro em jogo de volei

A transmissão da partida final do vôlei masculino, que acabou com a vitória do Brasil sobre a Itália, neste domingo (21), no Maracanazinho, foi marcada pela exibição de um cartaz de protesto contra o presidente em exercício do Brasil. Por duas vezes, a mensagem de “fora Temer” apareceu na tela de todas as emissoras que exibiam a partida.

Na Globo, o narrador Luis Roberto se apressou em explicar, depois da segunda aparição, que a responsabilidade pela captação de imagens é da OBS (Olympic Broadcasting Services), que gera para todos os detentores de direitos.

A Globo enfrentou dificuldades técnicas no início da transmissão. Com problemas de áudio, o jogo começou sendo narrado do estúdio. Luis Roberto só assumiu a narração quando o jogo estava 4 a 2 para a Itália. O problema reapareceu no final do primeiro set, levando o narrador Rembrandt Júnior a assumir do estúdio, ajudado pelo repórter Carlos Gil.

O Sportv, do grupo Globo, também registrou problemas de áudio nesta transmissão.

AUDIÊNCIA

A final do vôlei masculino rendeu excelente audiência à Globo, em São Paulo, segundo dados prévios do Ibope. Exibida entre 13h16 e 14h57, a partida registrou 24 pontos (com 42% de participação), um aumento de 13 pontos (118%) em relação à média da faixa horária em junho e julho. A Record marcou 5 pontos (uma queda de 5 pontos em relação à sua média) e Band manteve a sua média com 2 pontos. Cada ponto no Ibope, em São Paulo, equivale a 69 mil residências.

 Em 2012, em Londres, exibindo a final de vôlei masculino entre Brasil e Rússia, a Record registrou média de 11 pontos (com 33% de participação).

 No Rio, Brasil e Itália rendeu à Globo 28 pontos (com 49% de participação), um crescimento de 13 pontos (87%) em relação à faixa horária nos últimos dois meses. A Record marcou 4 pontos (queda de 4 em relação à média) e a Band, com 1 ponto, manteve a média.

 Há quatro anos, em Londres, a Record conseguiu 10 pontos no Rio com a exibição da final do vôlei masculino.

 Estes dados estão sujeitos à alteração na manhã desta segunda-feira (22), quando o Ibope divulgar os números de audiência consolidados do final de semana.

(Mauricio Stycer – UOL)