Especial Olhar de Cinema – Dia 05

olhardecinema

Filme 12 – El Mar La Mar

Dirigido por Joshua Bonnetta e J.P. Sniadecki

O longa que acabou por ganhar o prêmio principal do Festival Olhar de Cinema definitivamente não é um filme convencional: se trata de um retrato desconstruído e por vezes abstrato do deserto de Sonora, que se localiza exatamente na fronteira entre os EUA o México – motivo pelo qual muitos tentam atravessá-lo, sendo vítimas não apenas de coiotes que se aproveitam de imigrantes desesperados mas também da própria natureza inóspita da região.

El Mar La Mar utiliza, para isso, relatos de diversas pessoas que tiveram ali experiências – isso tudo sem que vejamos praticamente nenhuma delas: sejam aqueles que se perderam no deserto, como um homem que ficou sete dias vagando ou até mesmo outros que chegaram a encontrar cadáveres pelo local (alguns já deteriorados ou com membros faltando).




Com sua linguagem experimental, a película explora uma grande variedade de planos e elementos; em alguns deles podemos ver, por exemplo, objetos abandonados por aqueles que se aventuraram na travessia do deserto e fazendo com que caiba ao espectador apenas a tarefa de imaginar o destino de seus donos.

É impossível não questionar as condições a que muitos são expostos na tentativa de uma vida melhor, especialmente ao ouvirmos sobre um grupo de pessoas que, só para exemplificar, passaram oito dias por ali com comida suficiente para três ou ainda sobre um homem que, para sobreviver, bebeu sua própria urina.

E isso tudo quando temos, recém eleito, um presidente norte-americano que teve como promessa de campanha a construção de um muro e que foi venerado por muitos ao tratar quaisquer imigrantes como uma espécie de raça inferior. Se trata de um filme extremamente incômodo – e monótono na maior parte da projeção -, mas extremamente necessário na contemporaneidade.

Clique aqui para conferir a cobertura completa do 6º Olhar de Cinema

avatardpSobre a autora:
Patrícia Miguez é fotógrafa e formada em Cinema Digital pelo Centro Europeu.

twitter instagram