Desmentindo boatos sobre Marcelo Freixo

Freixo defende bandidos?

Marcelo Freixo nunca defendeu qualquer ato criminoso e fora da lei. Mas acreditamos que o assaltante ou infrator não deve ser torturado, amarrado em um poste e nem executado. Todas essas ações não estão previstas na nossa Constituição. Ou seja,defendemos que a lei seja cumprida. Defender isso não é “defender bandido”, é defender a legislação brasileira. É defender que haja justiça e não vingança.Existe a lei e Estado para não existir a barbárie.




Freixo vai acabar com a PM?

Um prefeito não pode acabar com a Polícia Militar. As polícias são de competência do governo estadual, e não do município.

Nós defendemos que a Polícia Militar deixe de ser uma instituição militar para se tornar civil. Isso nada tem a ver com desarmar a polícia: tem a ver com mudar sua estrutura, garantindo mais direitos aos policiais, treinamento consciente e digno e melhores condições de trabalho. Além disso, significa mudar a sua hierarquia, para que não exista tantas desigualdades entre oficiais e praças.

Muitos policiais também defendem a desmilitarização da PM. Até mesmo o atual Secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, já se posicionou a favor da desmilitarização. Já tem algumas ações para a desmilitarização da polícia apontadas pela PEC 51/2013, que tramita na Câmara Federal.

Freixo está ligado a Black Blocks?

Não compactuamos com nenhuma forma de violência, seja do Estado ou da sociedade. As manifestações nas ruas são legítimas e um direito da democracia, mas não apoiamos nenhum ato violento ou que arrisque a integridade de qualquer pessoa.

Lamentamos o caso que houve com o cinegrafista Santiago Andrade nas manifestações de 2014. Freixo o conhecia e tinha um grande carinho por ele. É com enorme afeto e honra que recebemos o apoio da sua família.

Freixo vai legalizar o aborto?

A Prefeitura não decide sobre a legalização do aborto.

Mesmo assim, falar sobre aborto não pode ser tabu.Este tema é delicado, mas precisa ser tratado como questão de Saúde Pública. A cada dois dias, uma mulher morre no Brasil vítima de aborto clandestino. Por ano, 1 milhão de mulheres se submete a esse procedimento no país. A proibição legal não impede essas mulheres de interromper suas gestações. Pelo contrário, a proibição leva a realização de procedimentos perigosos e complicações de saúde fatais.

Freixo vai legalizar a maconha?

A prefeitura não decide sobre a legalização da maconha. Esta decisão cabe ao Congresso Nacional.

No entanto, acreditamos que precisamos nos posicionar. Nós somos a favor da legalização da maconha porque a criminalização das drogas se mostrou ineficaz em diversos lugares do mundo, ela gerou uma guerra dentro da cidade, em especial nas favelas, em que morrem moradores e policiais. E isso não quer dizer que somos a favor do uso da maconha.

Sobrinho e primo de Freixo foram presos?

Estão circulando que supostos primo e sobrinho de Marcelo Freixo foram presos. Ambas as informações são falsas. Sobre o suposto sobrinho – cujo a foto que circula é de um jovem dentro de uma viatura policial – trata-se de um boato. Freixo não o conhece e não sabe se existe um grau de parentesco. Em relação ao suposto primo, chamado Gustavo Freixo, seus próprios advogados já afirmaram que “Gustavo não possui qualquer vínculo, seja qual for a natureza (econômica, familiar, pessoal, política, profissional, etc), com o candidato Marcelo Freixo. Portanto, a tentativa de vinculação, especialmente em grau de parentesco, é falsa e mentirosa, merecendo todo o tipo de censura.”

Freixo mentiu na sua declaração de bens?

A declaração de bens de Freixo está correta: 5 mil reais. Freixo nunca fez da sua vida pública um caminho para enriquecer e priorizou ajudar financeiramente a família. Seus pais são servidores públicos aposentados e ficaram sem receber por alguns meses por causa do calote dado pelo governo do PMDB. Atualmente, eles dependem do filho. É Freixo quem paga o aluguel e o plano de saúde deles.

Marcelo Freixo tem dois filhos, uma com 17 anos e outro com 25. O mais velho faz faculdade particular cuja mensalidade também é paga por ele. De resto, Freixo não tem carro e mora de aluguel no bairro da Glória.

Num momento de tantas denúncias de corrupção, a reação das pessoas à declaração de bens de Freixo surpreende. Esses questionamentos deveriam ser dirigidos aos políticos que declaram viver exclusivamente dos próprios salários, mas acumulam milhões. O salário de deputado é excelente, mas ninguém se torna milionário com ele.

Freixo praticou nepotismo?

Não há nenhuma forma de nepotismo. Renata Stuart é jornalista, trabalha como assessora de comunicação do gabinete do vereador Renato Cinco, na Câmara Municipal e é uma excelente profissional. Para haver nepotismo, Renata teria que trabalhar no gabinete do próprio Freixo, o que não ocorre. A acusação de nepotismo cruzado também não procede, porque não há parentes de Renato Cinco trabalhando com Freixo. Por isso, não há qualquer ilegalidade. Além do mais, Marcelo Freixo não é mais casado com Renata Stuart.

Leia mais sobre os boatos que circulam nas redes sobre Marcelo Freixo.