Início Notícias Deputada venezuelana veio ao Brasil para para apoiar o ex-presidente Lula

Deputada venezuelana veio ao Brasil para para apoiar o ex-presidente Lula

“Se cuida, imperialista! A América Latina vai ser toda socialista!”, entoam partidários de Lula após falar no carro de som a deputada Mercedes Gutierrez, da Assembleia Constituinte venezuelana, composta integralmente por aliados do ditador Nicolás Maduro.



Ela conta à Folha que veio ao Brasil para participar do Fórum Social Mundial, que organizou uma versão “pocket” para coincidir com o julgamento de Lula em Porto Alegre. Mercedes diz trazer um “abraço” e a “solidariedade” de Maduro à “democracia brasileira”.

Enquanto dirigentes partidários e sindicais se revezam nos discursos, a militância sai à caça de cenários para selfies no acampamento pró-Lula montado no Anfiteatro Pôr do Sol, onde gaúchos receberam a Fifa Fun Fest, na Copa de 2014.

Um dos fundos mais populares: bandeira do Grêmio onde se lê o bordado “Alô, Lava Jato! Nós temos o tríplex”. Abaixo, os anos 1983, 1995 e 2017, em que o time foi campeão da Libertadores.

Os potiguares Alexandre Motta, 53, e Manu Duarte, 74, vieram com a camisa “Mortadela ou Caviar?”, uma troça com as ditas esquerdas “raiz” e “gourmet”.

“Quando o povo entender o que se passa, enche isto aqui com 100 milhões de pessoas”, diz Alexandre. A organização do acampamento estimava, até à tarde de terça (23), a presença de 10 mil militantes por ali. 

Anna Virginia Balloussier – Folha de São Paulo


Leia também

MP-SP abre inquérito contra Alckmin por improbidade administrativa

Ministério Público de São Paulo abriu nesta sexta-feira (20) um inquérito civil para inves…