Início Destaques Ciro Gomes comete gafe ao falar da presidenta eleita Dilma Rousseff, em entrevista

Ciro Gomes comete gafe ao falar da presidenta eleita Dilma Rousseff, em entrevista

Em entrevista concedida ao jornalista Ricardo Mota, da TV Pajuçara, de Maceió, Ciro Gomes – que estudou economia na Harvard Law School, além de ter sido ministro da Fazenda – cometeu uma gafe ao citar o governo da presidenta eleita Dilma Rousseff.

O ex-ministro criticou os três últimos presidentes eleitos. Porém cometeu um erro conceitual ao dizer que “Dilma quebrou o país”.

O termo “quebra” é  utilizado por economistas quando um Estado ou empresa não dispensa de recursos para arcar com todas as despesas e recorre a empréstimo para honrar os compromissos.




Tudo o que não aconteceu durante o mandato da presidenta Dilma. O país não precisou recorrer a empréstimos – e não o fez -, até porque o país é absolutamente robusto em reservas internacionais.

Ciro Gomes disse o mesmo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, com correção. O país precisou de empréstimos do Fundo Monetário Internacional em três oportunidades.

Resta saber se o presidenciável está aprendendo a utilizar a retórica dos canalhas que derrubaram a presidenta eleita, visando 2018 ou foi apenas um ato falho de um expert em economia.


Leia também

MP-SP abre inquérito contra Alckmin por improbidade administrativa

Ministério Público de São Paulo abriu nesta sexta-feira (20) um inquérito civil para inves…